Falta de apresentação e dicas para escrever melhor

Olá;

Relendo alguns textos meus, pude notar uma certa falta de ‘’apresentação’’, quando eu falo apresentação quero dizer coisas como formatação e gramática.

Vejamos esse texto por exemplo: https://tumpli.wordpress.com/2011/05/06/house-por-que-nao-gosto/

Eu expus a minha opinião, mas poderia estar melhor formatado, e ter arrumado a gramática, não acha? Por experiência própria, quando eu vejo um texto mal formatado, eu muito raramente o leio

Simplesmente não dá vontade.

Para resolver esse problema elaborei alguns pontos que valem ser levados em conta na hora de publicar seu texto, não somente com ‘’apresentação’’ mas também dicas em geral para o seu texto, aqui vai:

1° O que você deve sempre ter cuidado quando for escrever um texto: Gramática, um texto bom com ideias inovadoras, expostas de uma forma ótima, pode ficar um lixo com erros constantes de gramática. Nada pior que ver muitas palavras repetidas, erros de concordância, acentuação, virgula e pontos. Mas como se pode resolver isso? Bom, uma dica valida é escrever o seu texto, e no dia seguinte ler de novo. Com a sua mente ‘’desligada’’ do texto vai ser muito mais fácil perceber os erros de gramática e concordância, podendo até mesmo acrescentar e mudar algo no texto.

2° Formatação, para ser sincero a falta de formatação foi o motivo pelo qual eu escrevi esse texto. Dá um desânimo, só de olhar para um texto sem formatação. Afinal uma boa formatação é bem mais do que apelo estético. Formatação, é decidir como as informações serão passadas, por isso é vital uma boa formatação em um texto.

3° Não dar fatos desnecessários, não há nada pior do que um texto longo e chato e enfadonho e cansativo e monótono repetitivo, lento. Em que você já sabe o que ele quer dizer mas o autor insiste em continuar esse texto. Há algum tempo eu li uma dica que vale a pena ser seguida.

‘’Escreva apenas o que o leitor teria vontade de ler o resto jogue fora.’’

4° Começo, meio e fim. Nada é pior do que ler um texto com um começo confuso, e um meio que mais parece um final, e um final em ‘’aberto’’; Falando em final, eu cometia uns erros nos meus textos passados encerrando eles com um clássico

‘’Conclusão’’

Seria bem mais útil, nesses textos eu ter concluído o texto de um modo mais ‘’fluido’’. Afinal com essa ‘’conclusão’’ no fim do texto, parece que o fluxo da leitura se quebra. Não deixando a leitura tão prazerosa como poderia ser.

Essas, são apenas algumas dicas, mas o que vale mesmo na escrita na minha opinião é a prática e a teoria, isto é:

Escrever e ler muito, o resto vem com o tempo.

Sobre Tomás
Descubra você mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: